A catarata consiste na opacificação do cristalino (lente interna do olho). Esta opacificação ocorre de forma gradual com o envelhecimento e leva à piora gradual e progressiva da visão.

Os sintomas iniciais podem incluir dificuldade de leitura e visão embaçada e não incomodar muito o paciente. Entretanto, quando a opacidade se torna significante, é indicada cirurgia.

Na cirurgia de catarata, o cristalino opacificado é removido, por meio de uma técnica chamada de facoemulsificação. Em seguida, é implantada uma lente intraocular artificial.

Existem diversos tipos de lente intraocular (LIO). A escolha dependerá das atividades e necessidades de cada paciente e deve ser discutida com o seu oftalmologista.

Os três principais são: monofocais, multifocais e tóricas.

– As LIOs monofocais são as mais tradicionais. Com este tipo de LIO, reduz-se a necessidade do uso de óculos para longe, porém o paciente necessitará de óculos para leitura e atividades de perto.

– LIOs multifocais são consideradas LIOs premium e são uma ótima opção para aqueles que desejam ficar independentes dos óculos, tanto para perto quanto para longe.

– LIOs tóricas também são consideradas LIOs premium e podem ser indicadas para pacientes com astigmatismo. Proporcionam um maior grau de satisfação nestes pacientes, uma vez que as lentes monofocais não corrigem o astigmatismo.

É importante ressaltar que a cirurgia de catarata é extremamente delicada e requer anos de treinamento específico. Os resultados da cirurgia dependem da escolha de um cirurgião capacitado, do uso correto dos colírios, dos cuidados pós-operatórios e do tipo de LIO implantada. Desde que realizada por profissionais bem treinados e seguidos os cuidados e recomendações médicas, esta cirurgia tem uma alta taxa de sucesso e baixo índice de complicações.

Realize consultas oftalmológicas regularmente para saber se você já apresenta os primeiros sinais de catarata. Caso já apresente, mantenha acompanhamento oftalmológico regular para que a cirurgia possa ser realizada no estágio ideal da catarata.

A Dra Teissy Osaki tem vasta experiência em cirurgia de Catarata. Realizou seu treinamento (Fellowship) e Doutorado no Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/ EPM).